sexta-feira, 18 de maio de 2012

Justificativas por Fraquezas

Ser fraco é ter menos força do que o necessário para fazer algo, ser forte é ter mais força do que o suficiente para essa atividade. Portanto, sempre seremos fortes ou fracos para diferentes coisas.

Parte das dificuldades de indivíduos ao enfrentarem problemas na vida é não assumir ou entender as próprias fraquezas, distorcendo o conhecimento real dos fatos. O ideal seria as pessoas irem vivendo e fortalecendo a elas mesmas para resolverem as suas dificuldades ou dores, mas geralmente não é o que acontece. Por exemplo: um homem tem medo de se separar e ficar sozinho, ele não assume esse medo e nem aprende a se tornar uma boa companhia para ele mesmo, até porque, por vezes, dói tanto pensar sobre o assunto que ele não consegue perceber a verdade. Aqui vale lembrar que uma das melhores maneiras de pensar mal é pensar sentindo uma dor intensa.

Há muitas maneiras de lidar com fragilidades, uma delas é justificar (tornar justo) para si que existe uma excelente causa para fazer nada e não ter que enfrentar o que dói. O homem que está com o medo de ficar apenas na própria companhia diz para si e outros que não se divorcia para não deixar os filhos com a esposa, quem ele considera comprometida emocionalmente, o que pode ser parte da verdade, mas apenas uma parte. Assim, ao invés de aceitar a própria fragilidade e limites, criando a possibilidade de superá-los, ele ganha para si o título de pai-herói, temperado com a manutenção da infeliz vida que escolhe para si baseada no seu medo.

Nietzsche (acho que foi ele e/ou foi algo parecido) disse melhor: "o sofrimento é o campo de treinamento para a superação de si mesmo", então, se o cidadão toma muito anestésico, ele não sentirá dor, não existindo o campo de treinamento e nem a superação de si. Parte de remédios psiquiátricos consistem exatamente nisso: anestesiar emoções dolorosas. Sou a favor de tomar anestesia e analgésicos para dores, mas se isso for levado descabidamente para a psique humana, justamente aquilo que inspiraria o ser humano a se fortalecer, que é a dor, deixa de existir, ficando cada vez mais na mesma amarga situação.

Resumindo: entender as próprias fraquezas e aceitá-las é o melhor caminho para começar a superação de si mesmo. Em outras palavras, as pessoas mais fracas que já vi ou são aquelas que não aceitam que têm dificuldades ou as que ao percebê-las, entram num processo de se atolarem na própria autopiedade. É preciso ser mais humano para consigo, esperando o que é próprio dele, inclusive suas fraquezas... E capacidade de superá-las, muitas vezes.

Desdobramento do resumo: tende a ser mais forte quem sabe que está fraco, aceita a situação e busca a superação, do que quem nunca aceita suas fraquezas, faltas e/ou falhas.

Nenhum comentário: