sábado, 2 de agosto de 2008

Esterilização da Própria Vida

“Não adianta! Não dará certo!”

“Os relacionamentos sempre pioram com o tempo.”

“As pessoas não melhoram, apenas enrijecem.”

“O copo de chope está meio vazio.”

O medo esteriliza a própria vida, desistir antes de tentar tira a fecundidade do viver, que fica sem frutos e sementes, sem alimentos viris.

É preciso aprender a falhar, fracassar, perder e sofrer. Para tanto, o processo é:

1- Perceber o que está provocando a dor

2- Buscar as melhores formas de lidar com ela

3- Ser humilde para saber que muitas aprendizagens vêm de erros, não importa o quanto alguém seja bom em algo, os erros apenas se tornarão menores e ocorrerão com menos freqüência, no entanto, basta fazer algo novo que o processo de aprendizagem recomeça.

O perfeccionismo, a busca de melhorar constantemente,
é sempre bem-vinda, o problema ocorre quando alguém apenas se valoriza na medida da perfeição, e do não erro portanto, pois, como o conhecimento absoluto e atividade desprovida de possibilidade de melhoria é uma utopia impossível, a idéia de valorização e estima na medida da perfeição se torna uma tortura sem fim, alimentada por uma arrogante ou alienada busca.

Desistir antes de tentar é a melhor forma de nunca errar, mas dessa maneira, erra-se sempre, consigo mesmo. Algumas pessoas querem buscar algo apenas com a garantia de dar certo para não ter que lidar com os efeitos do fracasso, da frustração, da perda do que um dia fez bem.

Uma das melhores formas de viver bem não é através do desapego, esse é o ideal de muitos que por medo da dor da perda/ traição vivem o morno, o alimento, mas não o sabor, um ideal mais apetitoso e saboroso é o do aprender a perder aquilo a que se apega, provoca mais dores, mas com certeza, muito sabor.

Nenhum comentário: