quinta-feira, 21 de junho de 2012

Precisa-se de "Rocky Balboa"

Um dos maiores heróis de filmes na década de 80 foi o lutador de boxe “Rocky Balboa”, interpretado por Sylvester Stallone.

O que me chamava atenção é exatamente o que falta hoje: esforço. Em todos os VI filmes, há um momento de treino onde a regra era se fortalecer, aumentar a destreza, tornar-se mais rápido e formar resistência física.

Hoje, muitas pessoas que conheço não querem se esforçar, exemplos não faltam e as propagandas incentivam: “perca 5 kg em um mês sem atividade física e comendo o que você quiser”, “torne-se fluente em inglês em 3 meses”, “forme-se numa faculdade de 2 anos e seja um profissional de mérito nesse mesmo tempo”...

A verdade é que Pelé, Einstein, Milton Erickson, Sócrates e todos outros que são ou foram excelentes em suas áreas têm pelo menos uma coisa em comum: esforçaram-se... e muito!!!

Vejo crianças receberem muitos ELOGIOS POR SEREM INTELIGENTES (capacidade de juntar ideias com um determinado fim, pode-se portanto, pensar em inteligência na área matemática, química, em relações humanas...), MAS TÃO IMPORTANTE QUANTO é aprenderem a usar o próprio intelecto e se dedicarem/esforçarem. Em outras palavras, (1) a genética proporciona o cérebro para a inteligência; (2) é preciso um ou mais mestres, seja através de livros, conversas ou similares e (3) dedicar-se ao conhecimento ou habilidade em questão. Ainda, se inteligência for como um músculo, algumas pessoas vêm de nascença com maior potência muscular, contudo, há outros que embora venham com menos, dedicam-se mais, portanto, se tornam mais fortes, mais inteligentes.

Comparemos Matrix e Rocky Balboa, no primeiro, para aprender a lutar boxe ou pilotar um helicóptero, basta fazer um download do conhecimento, no segundo, boa parte do filme é apenas esforço e suor para aprender bem "uma" coisa!

Assim, não basta ser inteligente ou geneticamente pré-disposto para fazer bem algo, é preciso se dedicar e saber como, pelo menos enquanto não conseguirmos fazer downloads tipo "Matrix" e formos mais como "Rocky Balboa". 

Nenhum comentário: