quinta-feira, 16 de abril de 2015

Alienação Parental - Parte I

O nome é novo, a atitude é antiga.
Alienação parental é quando um pai ou mãe (alienador ou alienadora) provoca no(s) filho(s) e/ou filha(s) uma percepção ou sentimento ruim em relação à respectiva mãe ou pai (alienada ou alienado), podendo ser intensa e chegando até mesmo no ponto de ódio da criança-adolescente-adulto em relação ao pai ou mãe do qual se fala mal.
Fala-se de alienação parental após a separação, mas muito dela pode ocorrer dentro do casamento, que pode vir a nunca se dissolver.
Frases comuns que alienam, inclusive dentro de um casamento:
- Não adianta falar com a sua mãe, ela nunca escuta, sempre acha que está certa.
- O seu pai se preocupa mais com dinheiro do que conosco.
- A sua mãe só se preocupa com a beleza e vaidades, já não se pode dizer o mesmo com relação ao trabalho e conhecimentos.
- O seu pai está sempre de mau humor, conversar com ele sobre qualquer coisa é sempre difícil.
- Você acha que eu falo coisas ruins para você, se você ouvisse as coisas ruins que eu ouço do seu pai (ou sua mãe) sobre você, aí sim você saberia quem ele (ou ela) é.
- O seu pai (a sua mãe) nem queria ser pai (ou mãe), se fosse por ele (ela), você nem existiriam, ele (ela) chegou inclusive a pedir para que eu abortasse você.

Quando um casal se separa, as frases podem ser somadas a outras:
- Seu pai (sua mãe) nos abandonou, ele (ela) só quer saber de se divertir!
- Ela (ele) não te ama, prefere amigos e festas.
- Ele (ela) dá uma pensão pequena, desvia dinheiro para não pagar o mínimo para você poder se divertir.

Exemplos não faltam.
A diferença entre alienar e falar a verdade pode se fundamentar no quanto o filho ou filha que escuta teria maturidade para ponderar sobre o que foi dito, sem tomar o dito como uma verdade não verificada.
Uma coisa é certa, algumas mães ou pais fazem mais mal do que bem aos seus filhos, estes, quanto menor o contato para com a criança, melhor, mas alienar um pai ou mãe que pode fazer mais bem do que mal, não apenas machuca o filho ou filha, mas priva ele ou ela de aprender a viver melhor consigo, familiares e outros.
Nota: Algumas outras causas e efeitos comuns do e no alienador, alienado e filho ou filha serão tecidos nas partes II, III e IV.

Nenhum comentário: