sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Promessas para o ano seguinte

O ser humano é um dos animais que mais tempo vive, contudo, diz que vive pouco. A maior razão para isso é provavelmente por não se comprometer a fazer as mudanças necessárias para viver bem, comumente refletidas e prometidas à véspera de um novo ano. Então, mesmo que vivesse por duzentos anos, talvez viesse a dizer a mesma coisa.

A melhor regra para viver bem é fazer um balanço da vida com constância, mudando o que for necessário para viver melhor. Então, dois problemas: (I)saber pesar as dores/ esforços/ custos e prazeres/ desfrutes/ benefícios nas diferentes áreas da vida, seja profissional, saúde, estética, relacionamento ou social; e (II)mudar o que for preciso, eis aqui, provavelmente, o maior problema.

Mudar significa abrir mão de uma situação conhecida, segura por assim o ser, e buscar o incerto. Grandes mudanças implicam em uma autoviolência em prol de um futuro melhor, esse ato heróico de cortar na própria carne para se livrar de problemas desnecessários, como um casamento falido ou uma profissão arrastada e a busca da felicidade, entremeada por um esforço (atitude antinatural), seja no viver melhor consigo, com um filho, amigo, uma pós-graduação para conseguir um cargo melhor ou uma dieta para ficar com o corpo como se quer.

Ser capaz de negar a si um prazer no presente e enfrentar uma dor hoje para viver melhor em 5 anos é o que se chama de disciplina, virtude essa esquecida e até banalizada pela cultura do “máximo de prazer e mínimo de dor, hoje e sempre”. Ora, grande parte da razão pela qual as pessoas não consigam atingir as mudanças propostas por si no ano seguinte é a falta de disciplina, que é alimentada por uma visão de futuro clara.

Os efeitos da falta de disciplina na nossa sociedade, antes vivida num extremo de “primeiro o dever e depois o prazer” e que hoje respira o oposto na idéia “primeiro o prazer e presente e depois o dever”, têm sido inúmeros sofrimentos emocionais desnecessários, como quadros de ansiedade, depressão e o mais grave: de desperdício da vida.

Então, (a) fazer uma balanço da vida anualmente ou mensalmente, (b) pensar nas mudanças necessárias e (c) ter disciplina de lutar por elas, eis um conjunto de idéias para viver bem o próximo ano, e depois e depois..
.

Um comentário:

Marcia disse...

Adorei o texto...me lembrei das aulas...abraços