quarta-feira, 18 de julho de 2012

Romance: o fim de um bom relacionamento?

Situação verdadeira
Lá estava eu na casa de uma ex-amiga solteira, sábado à noite, com outros amigos, num jantar regado a boas comidas e vinho. Em determinado momento, perguntei a ela o que queria de um homem, a resposta exigiria um pergaminho para descrever os predicados do vivente. A ouvi e em seguida fiz o tipo de pergunta que já me rendeu alguns problemas: "e o que você teria a oferecer a esse príncipe?". O rosto dela se fechou por alguns momentos e a resposta foi: "Bayard!!! Como você é Machista!!!"

Já fui acusado de coisa pior, mas se machismo for o conceito de alguém considerar o macho melhor que a fêmea, eu me considero feminista. Entretanto, o ponto nuclear é apenas que uma mulher para ser merecedora de um belo homem, precisa ser bela também, além do físico. É aqui que a coisa incomoda.

Algumas mulheres aprendem a acreditar que basta ela ser bonita, que o homem se derreterá, morrerá e nunca será infiel para com ela, isso, de ser suficiente o físico, é raro. Muitas histórias carregam essa falta-falha bastante perniciosa aos relacionamentos afetivos. O texto "Tróia" mostra uma guerra que teria sido causada pelo amor de um príncipe-meliante por "Helena", sentimento esse inspirado aparentemente essencialmente pelo seu belo corpo e rosto.

A idéia de romance* contém em si basicamente um conceito: uma mulher sexualmente atraente é salva por um herói, que geralmente quase nada a conhece.
Nesses termos, o homem romântico é quem dedica a sua vida à mulher com quem está, elogiando-a, abrindo a porta, andando pelo lado de fora da calçada, dando flores, declarando seu amor, sendo nobre, cortês, protetor, ouvinte, perceptivo, leve e carinhoso. Esses seriam alguns predicados necessários ao bom homem, mas quais seriam os da boa mulher? A resposta correta e indiscutível é: depende de quem responder.

Em (grande) parte, porque algumas mulheres se dedicam a se melhorar apenas fisicamente, por vezes não conseguem ter um relacionamento duradouro, sendo usadas somente para sexo, até por mostrarem ou terem no corpo sua maior fonte de atração (o mesmo podendo ocorrer com homens). Inclusive porque muitos homens não gostam de mulheres, mas sim de sexo e seus valores agregados, mas esse é outro conjunto de idéias.

Resumo da ópera: a maioria das pessoas querem relacionamentos bons e duradouros, mas não busca se educar para que isso ocorra.

*Romance: "...vem da expressão latina ROMANICE SCRIBERE, “escrever em idioma romance”, que veio de ROMANICUS, “ao estilo de Roma”, de ROMANUS, “romano, referente a Roma”, de ROMA, “Roma”.
Quando o Império Romano se estendeu para outros países, em cada um se desenvolveu uma linguagem que misturava elementos do Latim e da linguagem local. Assim, surgiu um terceiro idioma. Inicialmente ele era usado para escrever histórias consideradas de pouco valor, como as de cavalaria e, mais tarde, de aventuras amorosas, daí seu uso atual como substantivo.
O Latim se mantinha para a documentação oficial e eclesiástica."
www.origemdapalavra.com.br

Nenhum comentário: