sábado, 1 de junho de 2019

Depressão


Depressão é o nome dado a um conjunto de pensamentos, comportamentos e humor que ocorreriam há meses, em maior ou menor nível e variedade.

Alguns sintomas da depressão em relação ao pensamento, seriam: “Nada vai dar certo”; “Sou uma porcaria, não sirvo para nada”; “De que adianta se esforçar tanto para tão pouco”; “Não aguento mais tanta pressão” e podendo chegar a níveis mais intensos como “Quero morrer” e "Não quero viver mais".

Já em relação ao comportamento, podemos citar a diminuição de concentração; sono comprometido; isolamento social; subtração de atividades físicas e aumento ou diminuição intenso de apetite; uso de drogas e/ou álcool.

E por último, sintomas relacionados ao humor, como a irritabilidade, desânimo, dificuldade de sentir prazer, tristeza, melancolia, explosões de raiva e/ou choros constantes.

É importante salientar que ter de um a três desses sintomas não caracteriza depressão, pois todos terão. O problema é quando ocorrem vários, por muito tempo e/ou com grande intensidade.

Os fatores mais comuns que levam à depressão são os acúmulos dos problemas não resolvidos ao longo da vida, sejam pequenos, médios ou grandes. O normal é o acúmulo de pequenos e médios, como um relacionamento íntimo insípido e incolor; um trabalho apenas tolerável; baixa sensação de satisfação existencial; poucos prazeres; muitas responsabilidades; baixa atividade social; muitas preocupações, além de pressões e eventuais problemas de saúde.

Traumas como sequestro, estupro ou a morte de um filho podem provocar a depressão, mas os acima descritos são mais frequentes.

A vida, quando piora da noite para o dia, cria um contraste gritante e faz com que as pessoas percebam de imediato o que piorou, buscando soluções imediatamente. Contudo, na depressão, a vida comumente vai piorando aos poucos, de maneira pouco perceptível; responsabilidades vão se somando, o tempo de diversão vai diminuindo, mágoas vão acumulando, o relacionamento vai piorando, o cansaço vai crescendo, o medo da solidão aumenta, os vínculos sociais vão se enfraquecendo, a autoestima vai diminuindo e isso ao longo dos anos. Resultado: pela piora gradual e pouco clara da vida, chega um dia em que nada mais tem sentido e tudo parece sem gosto; o que acaba sendo verdade para essa situação, pelo menos neste momento.

Mas curar a depressão é possível, para tanto, eis algumas ideias: (1) observar os pequenos e médios problemas do dia a dia, buscando soluções para eles; (2) apegar-se e se dedicar-se às coisas ou pessoas mediante suas importâncias na sua vida; (3) ser bobo quando possível, sério quando necessário e disciplinado sempre que exigido por si ou pela vida; (4) ter prazeres, anestesias e distrações supérfluos, não importa se novelas, futebol ou videogame, mas não se perder neles e fazer mensalmente um balanço dos prazeres, dores e modo através do qual você tem conduzido a sua vida, perguntando-se: “Estou vivendo  bem, dentro do possível?”

Sábio é quem entende a vida como é e lida bem com ela, na medida do razoável. Sabedoria não é falar bonito, de filósofos ou declamar frases de efeito, é ter uma visão lúcida do viver, saboreando o dia a dia em paz, com belos sabores e coluna reta, apesar dos momentos em que fica curva.

A sabedoria é tão mais necessária quanto mais difícil for a vida de alguém. Quem vive numa “lagoa azul”, precisa ter pouca para ser feliz, mas para quem atravessa adversidades, ela se faz tão necessária como o alimento de todos os dias.

Nenhum comentário: