domingo, 12 de maio de 2019

Dia das Mães

Quantas vezes uma mãe precisa dizer "não" para o filho ou filha por dia? E seria possível contar as exigências que ela faz, diariamente, para que se dediquem aos estudos, sejam higiênicos, aprendam a usar talheres, aprendam a respeitar os outros, se tornem honestos e, com o tempo, pessoas de mérito?

Quando um filho ou filha diz "Te Amo!" e quando fala gritando "Te Odeio!"? Simples: ao agradá-lo ou desagradá-lo, respectivamente. Tal qual como seria num adulto, com a diferença de que a criança, contrário a algumas teorias românticas atuais que dizem que a criança só se tornará boa apenas por decisões próprias, precisam ser formadas, preferencialmente e em geral, com os valores dos pais.

Não foram poucas as vezes que vi uma mãe chorando desesperadamente porque ouviu do filho "te odeio!"ao ter tirado o "vídeo game" porque precisava estudar para uma prova; ou porque tirou da filha o "whatsapp" por ter destratado os avós.

Educar é formar o espírito-caráter do filho ou filha, e faz parte dar limites, impor respeito e exigir - o que é impossível sem desagradar. Quanto tempo demora para o filho ou filha perceber e valorizar os esforços da mãe?

A melhor forma de se aproximar deles e ser amada é achar e desfrutar de prazeres comuns, além de ser afetuosa com abraços, gestos, cuidados e palavras. Por outro lado, como é frequentemente necessário, faz-se imperativo desagradar hoje para evitar sofrimentos desnecessários no futuro, e presente.

Ser Mãe é uma tarefa exigente, uma das mais complexas que qualquer mulher pode decidir ter na sua vida. Com uma junção de sorte e boa educação, o filho ou filha perceberá quanto suor e vida foi dedicado a ele ou ela, e aprenderá a valorizar mais a grande educadora que teve.

Uma mãe pode apenas ser julgada de maneira adequada pelos seus filhos depois dos "20" anos de idade deles, quiçá, nunca. Pois, para julgar a maternidade de quem lhe orientou no mundo desde bebê-criança, é preciso um mínimo de maturidade.

Ser uma boa mãe, não é, necessariamente, representado pelo amor do filho ou filha por ela. Entretanto, ver o filhos ou filhas sendo felizes nas suas vidas já seria uma recompensa para quem ama. E por que não, ser amada também, apenas por uma questão de justiça?

Então, para voce que é Mãe: Feliz Dia das Mães!!!

Nenhum comentário: