sábado, 9 de novembro de 2019

Relacionamento Abusivo

O relacionamento abusivo pode ser considerado um tipo de parasitismo a médio e longo prazo. É normal no curto prazo (primeiras semanas ou meses) ser inebriante, dando a sensação de uma plenitude paradisíaca, geralmente, provocada por elogios e coisas que o "parasitado" sempre tenha querido ouvir de alguém e que nunca tenha conseguido dizer para si (por baixa "autovalorização"), como "Você é inteligente"; "Você é linda e os outros que nunca conseguiram perceber isso!"; "Você é a pessoa mais importante para mim" e variações.

Só tem um detalhe: por trás desses elogios está implícito: "Você é tudo isso na medida em que cuidar e se dedicar a mim, caso contrário, não o será ou será uma pessoa pior do que você pensava!". 

Pronto! Está feita a armadilha: "Você é maravilhoso(a)!!...................Na medida em que viver para me agradar!!".E, para continuar se sentindo desta maneira, será preciso abandonar as outras vontades, os outros relacionamentos sociais e prazeres que não se refiram ao ou à parasita - o que acaba provocando, a médio e longo prazo, a perda de outros prazeres, tristeza, solidão e inúmeros outros sofrimentos, facilmente culminando num quadro de depressão. 
Ao mesmo tempo, é importante salientar que seja possível que não esteja claro para ambos este mecanismo e respectivos efeitos.

A saída para o "parasitado", neste caso, é aprender a se valorizar independentemente do outro, valendo adicionar à percepção própria não apenas de como se tornou sedento(a) pelo apreço de outras pessoas, como também às frases e posturas do(a) parasita que geraram a plenitude inicial.

No que se refere ao/à parasita, não é incomum ser uma pessoa que precise ser o centro das atenções, com traços narcísicos ou não, excessivamente carente e outras possíveis causas.

Nenhum comentário: