sábado, 2 de agosto de 2008

Hipnose


“Hipnose não cura, apenas alivia sintomas.”
Comentário:
verdade, se o terapeuta apenas tratar os sintomas.

“Hipnose apenas desloca os sintomas, não cura.”
Comentário:
verdade, se o terapeuta somente tratar os sintomas, e principalmente, se o paciente tiver ganhos primários ou secundários.

“Hipnose é sugestão.”
Comentário:
hipnose é o nome dado a fenômenos do pensamento, que podem ocorrer através de sugestão ou não, mas confundir hipnose e sugestão é como confundir a estrada até algum lugar e o lugar em si.

“Hipnose pode tratar problemas mais rapidamente.”
Comentário:
a hipnose tem duas grandes finalidades em psicoterapia: diagnóstico e intervenção, ambas ocorrendo, em geral, com maior rapidez e eficiência do que aconteceria se não fosse usada.

“Hipnose é um estado de relaxamento.”
Comentário:
verdade para a maior parte das induções no que se refere ao corpo em geral, mas nunca verdade para a atividade psíquica, que estará intensificada e concentrada em comparação à atividade mental normal cotidiana.

“A hipnose pode trazer memórias falsas ou criá-las.”
Comentário:
verdade, na realidade, nenhuma memória é garantidamente verdadeira e a probabilidade de criá-las em hipnose apenas é aumentada em relação à atividade psíquica normal cotidiana. Entretanto, mesmo que tenha como base uma fantasia, é necessário que seja superada, pois provoca tanta dor como se fosse real, caso seja uma pseudo-memória.

“Hipnose leva a vidas passadas.”
Comentário:
não sei se existem vidas passadas e nem sei se existirão futuras, mas não é através da hipnose que se chega a elas. Entretanto, em psicoterapia, é trabalhado a dor do paciente e não discutida suas crenças, não importando se ele acha que vem de outra vida ou não.

“Hipnose é mais fácil em pessoas com rebaixamentos intelectuais ou sugestionáveis.”
Comentário:
hipnose são fenômenos do pensar que ocorrem na medida em que alguém pensa de maneira intensificada, coerente e especificamente (como o passado, analgesia, imaginar o futuro ou que existe algo à sua frente que não é real). Portanto, os indivíduos mais fáceis de hipnotizar são os inteligentes e capazes de se concentrarem.

Nenhum comentário: