sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Amizade

“Sabedoria é saborear um ou mais conhecimentos. Assim, pode-se ser sábio numas coisas e não noutras.”

“Amar é buscar, primeiramente, o bem-estar de quem lhe é belo.”

“Amizade é o amor entre dois saboreadores
[1] do viver”.


Virtudes são as faculdades psíquicas necessárias para atingir um determinado fim. Assim, pode-se pensar nas virtudes necessárias a um cozinheiro, político, pai, mãe, profissional e amigo. Contudo, dependendo do ideal por trás de cada um desses conceitos, diferentes virtudes serão necessárias, por exemplo: quais as virtudes necessárias a um pai seguidor da moral cristã e quais seriam elas se fosse judeu, muçulmano ou um ateu? Será que seriam as mesmas? Haveria algumas iguais, outras similares e outras opostas. Então, quais as virtudes necessárias a um amigo, cuja definição é buscar o bem-estar do outro de maneira sábia?

Sentar com alguém, pedir um chope gelado e saudavelmente se alimentar deles e do espírito da companhia, preenchendo o corpo e alma. Muitas vezes já ouvi a miserabilizadora
[2] fraseamizade e amor é para sempre, ora, afirmar isso é dizer que não se teve amor ou amizade a menos que ainda seja presente, amigos e amigas me alimentaram o passado e assim o fazem ainda.

Quanta sabedoria é necessária para alimentar a própria alma e de quem lhe acompanha na vida? Quais as virtudes necessárias para viver bem consigo e outro? E esse viver bem seria de acordo com os cristãos, muçulmanos, judeus, dinheiristas, hedonistas, estóicos ou você? E se for você, quais os critérios que você está utilizando para definir viver bem? Passaram por um processo de questionamento?

Enfim, amizade é um movimento que exige virtudes - com as quais não se nasce - entre duas pessoas, e cada um define o que quer de um amigo e de si.

[1] Penso valer o neologismo.
[2] Neologismo novamente.

Nenhum comentário: