domingo, 24 de agosto de 2008

Significado da Vida


“Eu preciso descobrir o sentido da vida!”

“Ideologia, eu quero uma para viver!”
Cazuza

“Filosofia, em termos etimológicos, é ser amante/ amigo da sabedoria.”

“Eu preciso achar o sentido da vida
.”

O significado da vida está para o indivíduo como o quadro branco está para o pintor, cada um decide o que quer pintar, cada um decide o significado que quer dar ao próprio viver.

A maioria das pessoas acaba descobrindo (tirando a coberta) o que quer para vida e assim vivendo, com base na seguinte seqüência:

1- Nasce com o instinto de buscar prazer e fugir da dor, porém, sem noção do que dá prazer e dor para si;

2- Aprende a ter prazer e dor com coisas simples, como açúcar e sons altos, respectivamente;

3- Aprende (sem perceber) a ter prazer, dor e noções de moral com coisas mais complexas como com estudar matemática, presenciar injustiças e seguir o que Jesus disse, respectivamente.

Até aqui a seqüência vale para 98% (não digo 100% por sempre haver a probabilidade de erro com base no desconhecido) da população mundial.

4- Quando se pergunta o que quer da vida, tende a descobrir aquilo que aprendeu como prazeroso, doloroso e moral, tomando decisões, achando significados e dando sentido à vida com base nisso. Geralmente (atrevo-me a colocar na facha de 95% das pessoas), sem se questionar se vale viver segundo esses valores aprendidos, e caso o faça, gerará o que é muito comentado e pouco vivenciado, a situação chamada de Crise Existencial.

A Crise Existencial, para quem quer sair dela com respostas e sem fugas, gera uma construção de significado para a vida com a idéia de que há um (1) significado universal para a vida humana (religião), (2) cada um cria o próprio significado, a partir das próprias vivências e reflexões ou de que (3) existe algo inexplicável dentro de si ou no mundo que lhe mostrará o sentido da vida.
.
Porque as religiões propõem a noção de uma moral incontestável(não conheço religião alguma que não seja assim, embora, quem sabe um dia?) de base em Deus, evolução espiritual ou afins, elas nunca carregarão a verdadeira Liberdade de Espírito, que advém da idéia de que não há um significado universal para o viver, cada um tem o direito de criar o seu.

Qualquer dogma seguido impede a Liberdade, pois é colocada uma idéia que não pode ser questionada, e quando feito dessa maneira, viver livremente se torna, desnecessariamente, limitado.
Jesus estava tão certo em relação à vida quanto Maomé, Moisés, Buda, Nietzsche, Marquês de Sade, Eu e Você.

Quando Cazuza diz: “Ideologia, eu quero uma para viver”, não sei se ele quis dizer ideologia ou ideal, pois muitas pessoas confundem ambos, ideologia é o estudo, criação ou questionamento de um ideal e essa é a noção que carrega um conceito original de onde todos os outros derivam, por exemplo: ideal de um belo corpo seria o corpo a partir do qual todos os outros corpos seriam tão mais bonitos quanto mais se aproximassem deste. Ora, a beleza é apenas válida para um determinado contexto sócio-econômico-cultural, mas jamais passível de ser colocado em termos universais e atemporais, o corpo de beatitudes de hoje são considerados belíssimos, mas há 45 anos, seriam consideradas magras demais, bastando compará-las com as belas mulheres da época.
.
A expressão “ideal de como viver” dá significado e sentido para a vida, e dizer que há um a partir do qual todos no planeta podem ou devem viver é arrogante, ignorante ou manipulativo. Penso que Cazuza estava, talvez, querendo dizer “Ideal, eu quero um para viver!”, ideologia seria bem diferente.

Pitágoras criou o termo Filosofia colocando que a sabedoria é apenas para Deus, sendo o Ser Humano apenas capaz de ser amante dela e buscá-la dentro de limites. No que se refere à maneira como o universo funciona, concordo plenamente, pois o Ser Humano nunca saberá completamente todos os segredos da origem do universo e seu funcionamento, podendo apenas aprimorar seu conhecimento e tecnologia com base nos seus limitados sentidos e intelectualidade. Entretanto, no que se refere a aspectos do viver como casar ou não, morrer pela pátria ou não, ter filhos ou não, divorciar-se ou não, trabalhar ou não e assim por diante,
não há filosofia a ser seguida, há apenas uma sabedoria de como viver a ser criada, questionada e/ou vivida.

Portanto, a vida não tem significado nem sentido universal, essa é a nossa pequeneza, somos apenas formigas no universo, que da mesma maneira que um dia tiveram seu início, um dia terão seu fim. Contudo, cada um pode criar um significado para a própria vida, essa é a nossa
grandeza, e ela durará a eternidade da própria existência.

O significado e sentido da vida não são idéias a serem achadas ou descobertas, e sim a serem inventadas, é nisso que consiste a Liberdade de Espírito máxima de qualquer indivíduo que se aventure no viver livremente, esse é o seu prêmio e o seu peso.

Nenhum comentário: