sexta-feira, 27 de março de 2009

Amizade e Honestidade (parte I)


É possível um homem desonesto ter amigos?

Honesto é o homem leal (que segue a lei) a uma moral, assim, honesto no cristianismo e judaísmo são duas noções diferentes.
.
Belo é aquilo que inspira prazer.

Definir amizade não é fácil, por exemplo:
- Pode-se dizer que amigo é quem busca o bem-estar do outro, mas se a finalidade for obter algo em troca, já não é mais amizade.

- Dois garotos que gostam um do outro e buscam reciprocamente um o bem-estar do outro, sem entender o que é bem-estar e nem tampouco conhecendo o espírito do outro e também sendo limitado o quanto a atitude de boas intenções foi pensada e é sábia, dificilmente pode se chamar de amizade. Ter prazer ao estar com alguém é um dos fatores para a amizade, até porque é possível gostar de alguém, mas não confiar nessa pessoa.

- Para buscar o bem-estar de alguém por ser esta pessoa admirável, é preciso não estar preocupado demasiadamente consigo, o que é apenas possível para quem está vivendo (a)uma fase ou vida de um rico espírito, (b)percebe-se ou (c)se acha pouco, nestes casos, não é amizade, é alienação da relação humana e adoração (ou algo do gênero), respectivamente, e o (a) é raro.

Entendo amigo como aquele que busca o bem-estar de alguém de maneira sábia, por tê-lo como admirável, nobre e belo, um indivíduo apenas se amiga a outrem digno desse mérito.

Ao saber que alguém não é honrado, principalmente em termos de confiança e justiça, esta pessoa não terá amigos.

Enfim, só tem amigos quem é considerado nobre e belo.

Nenhum comentário: