sexta-feira, 6 de março de 2009

Deus e Ser Humano: uma comum raiz para o pessimismo


Duas possíveis respostas à pergunta: de onde vem o ser humano?

1- Da vontade do criador do universo, perfeito, onipotente, sábio, perfeito e atemporal.

2- Dos macacos, entretanto, superior a eles em termos de raciocínio, na realidade, um metamacaco.

Expectativas no que se refere ao que um ser humano tende a ser, de acordo com as respostas, respectivamente:
1- Um ser criado à imagem e semelhança de Deus que provavelmente buscará se melhorar, fazer o bem, evoluir moralmente e se tornar um bom seguidor dos planos divinos, seja de acordo com qual religião for.

2- Um animal que pode, através de um esforço metamacaco de muitos da sua espécie, buscar sair da sua condição ajusta, escrava, amoral, violenta e a-ética para viver bem com outros animais da mesma espécie, e de outras.

Postas essas idéias, pode-se perguntar:
a)
De onde vem a maldade, a falta de ética, as más intenções?
b) O que o homem/ mulher fazem de bom, de onde vem?

Respostas possíveis daquele que acredita no ser humano como efeito de um esforço divino:
a)
Livre arbítrio de uso libertino e vil.
Comentário: curioso um ser tão poderoso e perfeito criar um ser de possibilidades tão tortuosas.

b) De inspiração própria, cuja musa é a metafísica e sua finalidade é seguir algum guru milenar.
Comentário: então o que é ruim vem do homem e o que ele faz de bom vem de Deus?

Respostas possíveis daquele que acredita no ser humano como evolução do metamacaco:
a)
Da falta de evolução do metamacaco em termos de raciocínio no que se refere à relação com outros e consigo mesmo.
Comentário: superar-se não é para qualquer metamacaco, além de ser comum fazer coisas que dificultam relações desnecessariamente, próprio de um metamacaco pouco evoluído racionalmente.

b) Do próprio suor de superação da condição animal e milenar de bestialmente buscar da maneira mais rápida e intensa prazeres e da mesma maneira, fugir do que pode dar dor.
Comentário: a superação de si é para ser tomada como uma virtude, não um dever ou obrigação.

Levando-se em conta essas reflexões, qual dos dois pontos-de-vista propõem visões mais otimistas ou pessimistas com relação ao que o Ser Humano fez, faz e fará?
.
Mais ainda, o que parece ser mais verossímil: o ser humano, que é mortal, frágil, que dificilmente vive mais de 100 anos, que comete atrocidades, injustiças, violências e afins ter como origem a vontade de um ser perfeito, onipotente e bondoso chamado de Deus, ou ele ser uma melhoria intelectual de um animal inferior que tem conseguido viver cada vez melhor consigo e outros similares, e também outros diferentes?

Nota: é justo comentar que importante parte desse texto teve como inspiração uma idéia de um(-a) filósofo reproduzida por André Comte-Sponville no livro “O Espírito do Ateísmo”.

Um comentário:

Cláudia Nogueira disse...

Nietzsche escreveu em "Ecco homo": "A noção de "Deus" foi inventada como antítese da vida-nela se resume,numa única unidade aterradora,tudo o que é nocivo,venenoso,caluniador, todo ódio da vida. A noção de "além", de "mundo verdadeiro" só foi inventada para depreciar o único mundo que há-a fim de não mais conservar para nossa realidade terrestre nenhum objetivo, nenhuma razão,nenhuma tarefa! A noção de "alma",de"espírito" e,no fim das contas,mesmo "alma imortal" foi inventada para desprezar o corpo, para torná-lo doente-"sagrado"-,para conferir a todas as coisas que merecem seriedade na vida-as questões de alimentação, de moradia, de regime intelectual, os cuidados aos doentes,a limpeza,o clima-a mais aterradora indiferença! em vez da saúde,"a salvação da alma"-isto é, uma loucura circular que vai das convulsões da penitência a histeria da redenção!A noção de "pecado" foi inventada ao mesmo tempo que o instrumento de tortura que a completa;a noção de "livre-arbítrio", para confundir os instintos, para fazer da desconfiança com relação aos instintos da segunda natureza." .
Cláudia Nogueira