sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inveja


Invejar é desejar destruir quem tem ou é o que o indivíduo que inveja gostaria de ter ou ser. Por vezes, a inveja é transformada em ato objetivo, na forma de fofoca, difamação, calúnia e até agressão física.


O preto nunca fica tão escuro quanto quando está perto do branco, o contraste ganha força na medida em que os extremos são atingidos. Muitas qualificações na vida entram no campo cinza, contudo, uma comida de excelente sabor, ao ser comparada com uma muito ruim, deixa nenhuma dúvida.


Isso posto, a atividade ineficiente fica gritante frente à eficiente, a bela mulher (sempre de um ponto-de-vista) sempre ficará mais bonita quando ao lado de uma feia (idem).


Os invejosos sabem disso, e para serem menos ruins, ineficientes ou feios, comumente criam formas de diminuírem a estima em relação ao invejado, geralmente através de calúnias.


Esse sentimento pode ser motivado por muitas causas: não se sentir inferior, buscar ocupar o cargo do outro, tentar ser visto por outros como no mesmo nível do invejado, fantasiar com mais liberdade sobre o sonho de poder viver a vida do outro e não ter clara a própria incompetência para si.


Quanto maior o posto/ cargo/ status/ situação boa de vida atingida, maior a probabilidade de ser invejado, e assim, maior a freqüência em que tenderá a ouvir insultos e agressões de todos os tipos, diretas ou indiretas, físicas ou verbais. Aceitar que isso ocorrerá é como lidar com a gravidade, algo que não tem como ser evitado, entretanto, a pergunta que fica uma vez que alguém recebe uma agressão é: como lidar com isso? Aprender a se defender é uma atividade tão ou mais complexa do que qualquer arte marcial, cada um precisa escolher e/ou criar a sua, sendo indicável saber das suas características. Algumas se defendem na esquiva, outras amortecendo o golpe e outras com ataque, mais ou menos violento do que o recebido, sabê-las bem é bem-vindo no "vale-tudo" da vida.

Nenhum comentário: