segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ciúme, Insegurança e Possessividade

Ciúme pode ser entendido como o sentimento de medo de perda de uma pessoa ou animal importante para outra pessoa.

Segurança é o quanto alguém consegue se segurar numa coisa ou ideia, e com base nisso, tomar atitudes, menos "segurável" a coisa, maior a insegurança. Por exemplo: quanto alguém tem segurança no próprio emprego ou relacionamento?

Possessividade é o quanto alguém quer ter determinada coisa apenas para si. Todo ciúme inclui algum nível de possessividade, mas não toda possessividade inclui ciúme, pois este exige o medo de perda para outra pessoa.

Algumas pessoas têm características que facilmente provocam ciúme em outras pessoas, chegando num tal ponto que acreditam que todas pessoas têm um ciúme (quase) doentio, quando na realidade, eles que têm posturas e atitudes que facilitam, e muito, essa emoção no outro.

Tenhamos por (A) a pessoa que tem ciúme de (B) em relação a uma específica ou não (C), então, atitudes de (B) que costumam provocar ciúme, insegurança e/ou desconforto em (A):
(vale aqui comentar que quase nada especificarei sobre causas comuns das atitudes de (B), mas apenas comuns impactos em (A))

- Elogiar pessoas do sexo que atrai (se for heterossexual, do sexo oposto; se homossexual do mesmo e assim por diante), seja aparência, inteligência, caráter ou sucesso em alguma área.
- Estar sempre com pessoas do sexo pelo qual sente atração.
- Viajar muito.
- Elogiar pouco (A).
- Criticar muito (A).
- Não atender telefonema de (A) em momentos que costumam ser de flerte ou importantes: sexta-feira à noite ou domingo à tarde.
- Diminuir a frequência do sexo.
- Diminuir ou receber pouca atenção.
- Diminuir ou receber pouca dedicação.
- Não ligar quando disse que o faria.
- Gostar de sair sozinho ou sozinha sem a pessoa, com amigos ou não.
- Olhar muito para os lados quando estiver acompanhado da pessoa com a qual está.
- Comentar sobre colegas ou conhecidos do sexo pelo qual é atraído ou atraída que querem sair com (B), seja para sexo ou para "conhecer melhor".
- Ter contato com ex-.
- Elogiar ex- (C) de maneira direta ou indireta, por comparação a (A) ou não.
- Ter ex- em sites de redes sociais na qualidade de "amigos".
- Ex- curtir ou escrever no mural de sites sociais da pessoa que inspira ciúme.
- Falar frequentemente de ex-.
- Não querer apresentar (A) para amigos, colegas de trabalho e/ou familiares o atual namorado ou namorada.
- Ter contato constante com (C), que mais ou menos claramente se interessa por (B), mas não se afasta de (C).
- Dar leves sorrisos e atenção a (C).
- Falar com orgulho e admiração de (C).
- (B) nunca aceitar o fato de saber que (C) está flertando com (B).
- Falar que (C) está constantemente flertando com (B), ainda mais se o comentário tiver uma leve adição de orgulho.
- Gostar de andar com amigos ou amigas que gostam de flertar e seduzir.
- Gostar de ser particularmente agradável com o sexo pelo qual está atraído(-a) (geralmente representado por atos como beijar, abraçar ou tocar o ombro apenas do sexo pelo qual sente atração).
- (A) falar de seus sentimentos para (B) e (B) responder nada ou afirmar que suas ações deveriam falar por si mesmas.
- Tratar bem outras pessoas e não a (A).
- Comentar ou dar a entender a (A) que o relacionamento não é prioridade ou pode acabar a qualquer momento.
- Comentar ou dar a entender a (A) que já teve muitos parceiros ou amores, sexuais ou não.
- Colocar para (A) que a "fila" anda com facilidade.
- Ter um grande amigo ou amiga do sexo que atrai com quem se encontra frequentemente, ainda mais se (C) der pistas que acha (B) interessante.
- Postar em redes sociais fotos, abraçados ou não, com alguém do sexo pelo qual é atraído.

Ficar Muito Enciumado com 2 ou 3 dessas variáveis Tende a ser exagero, mas acaba quase sendo impossível não despertar ciúme no outro com 7 ou mais dessas atitudes, dependendo da frequência, duração e intensidade delas. Ainda, se nada disso despertar insegurança ou ciúme em (A), possibilidades: (A) não gosta de (B), (A) não quer demonstrar que está enciumado, (A) tem tanta autoestima que se considera insubstituível e/ou (A) confia cegamente em (B).

Ciúme é como pimenta, algumas pessoas acham insuportável, outras, gostam de um pouco, e alguns aguentarão muito, mas em excesso, seja para quem for, tende a afastar.

Vale ainda comentar que não há uma relação direta entre ter ciúme de alguém e gostar dessa pessoa, engano comum cometido por muitos. Infelizmente, tem pessoas que tentam mensurar o sentimento de amor ou gostar de (A) por (B) através do ciúme, quando na realidade, mensuram apenas possessividade e insegurança, e não necessariamente, gostar ou amor. Com essa finalidade, provocam tal sentimento através de uma ou mais das atitudes acima.

Adicionando: quanto melhor alguém souber trair, mais dificilmente deixará rastros, tendo poucas ou quase nenhuma dessas atitudes.

Entretanto, é necessário cuidar para que a insegurança não comece a governar a própria vida, para tanto, é preciso percepção de que isso esteja acontecendo, amor-próprio e tomar as atitudes para encerrar ou diminuir esse sentimento, ficando ou não com a pessoa com a qual se está.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Bayard! Não sabia que tinha um blog! Quantas cenas passíveis de ciúmes, me deu até uma aflição rs Seu texto me fez lembrar de um conto maravilhoso do Proust, "O fim do ciúme". É a história de um casal de amantes contada pela perspectiva masculina (ponto importante). A moral da história é semelhante à sua conclusão: ciúme não tem relação estreita com amor, mas com o sexo, o corpo, e o medo de se perder aquela fonte de prazer e segurança. O medo da traição e de uma possível vida paralela da parceira provoca dor, pois o consequente afastamento da figura desejada lhe furtaria os espaços e os tempos que, na mente do ciumento, lhe são de direito. Um trecho interessante: "Quando meu corpo se apagar, quando a alma prevalecer sobre ele, quando eu me desprender aos poucos das coisas materiais como naquela noite em que estive muito doente, então não desejarei mais loucamente o corpo e amarei tanto mais a alma, não sentirei mais ciúmes. Então amarei de verdade." Ou seja, fim do ciúme só com a morte. Claro que devemos interpretá-lo como uma alegoria quase platônica: amor - alma/ciúme - corpo, em que o corpo atrapalha a ascese rumo ao amor verdadeiro. É, o negócio é mto complicado rs Saudades! Lara.