sábado, 17 de agosto de 2013

Diferenças entre Homens e Mulheres

Biologicamente falando, diferenciar homens e mulheres é bastante simples. Entretanto, em termos psicológicos, a coisa complica. Contudo, acredito que essas diferenças acabem para os bebês que nascerem a partir de "2040", tempo para quem está nascendo hoje "começar" a ter filhos. As DIFERENÇAS entre eles e elas estão DIMINUINDO, pois a EDUCAÇÃO de HOMENS e MULHERES está cada vez mais UNISSEX. Mulher está gostando tanto de futebol quanto homem, homem está cuidando tanto da pele e corpo como a mulher, mulher está ganhando tanto dinheiro como o homem, homem está cozinhando tão bem quanto a mulher, mulher está tão focada no trabalho quanto o homem, pai é tão exigido para cuidar do filho quanto a mãe. 

Levando em mente as ideias acima, ainda podemos estabelecer algumas comuns diferenças entre eles e elas no que se refere a aspectos psicológicos, não absolutas, mas apenas mais frequentes:

- Gostos

- O que homens costumam buscar nelas e elas neles

- Mecanismos psicológicos culturais de como lidar com os sentimentos

- Pilares das vaidades deles e delas

- Maneira de homens e mulheres lidarem com sexo


Gostos
Nascemos com instinto, igual para homens e mulheres: buscar prazer e fugir da dor. Contudo, o homem aprende a gostar e se orgulhar de determinadas coisas e mulheres de outras, de acordo com a cultura.

Mulher ainda aprende a gostar mais de "sapatos" e homem de "carros", então um gastará dinheiro, tempo, suor, ansiedade, lágrimas, alegria e vida num e o outro noutro. Claramente, mulheres também podem gostar de carros e homens de sapatos, entretanto, a intensidade de um e de outro ainda é diferente. Daqui vem que homem diz que mulher gasta dinheiro com bobagem e vice-versa, apenas porque ambos valorizam muito os próprios gostos e não os do outro.


O que homens costumam buscar nelas e elas neles
Antes, homem provia para o lar e o protegia fisicamente, mulher cuidava da casa e da prole, ficando clara a necessidade de um e outra para complementar as atividades essenciais à vida. Agora, homem faz o que mulher fazia e vice-versa, então, para quê se relacionarem? (esse é outro reino de reflexão)

Muitos homens não gostam de mulheres, mas sim dos seus corpos e companheirismos, não da maneira delas serem, pois tendem a querer falar, fazer e se ocupar de coisas diferentes das que elas fariam. Muitas mulheres também não gostam de homens, mas sim da proteção afetiva que recebem, seja de base financeira, do tipo "tudo ficará bem" e/ou "lhe ajudarei para o que der e vier", não gostando do que eles gostam ou não se interessando pelo que eles se interessam.


Sobre mecanismos psicológicos de como lidar com sentimentos
Homem que chora e mostra insegurança é tido como fraco, mulher que faz a mesma coisa é chamada de emotiva. Mulheres gostam de homens "fracos"? Imagine um homem chorando e falando para a mulher que o seu chefe deu uma bronca nele, o que ela tenderia a pensar?

Não é bem visto, em geral, por uma razão meramente cultural, que homens demonstrem suas vulnerabilidades e fraquezas como as mulheres. Homens quando estão fragilizados ou incomodados costumam se comportar basicamente de 3 formas: ficando quietos, bravos e/ou ansiosos. Mulher pode isso e todas as outras emoções e comportamentos.

O efeito da falta de transparência de ambos sobre as próprias emoções gera especulações e falsos entendimentos sobre o outro, dando a impressão que mulheres e homens são mistérios um para o outro, quando na realidade, o comum é que apenas falseiam o que sentem ou pensam para o respectivo ou respectiva, seja por qual razão for.


Pilares das vaidades deles e delas
Vaidade, orgulho de si, autoestima, autovalorização... Cada uma dessas ideias pode ter definições específicas, mas as coloco como sinônimos nesse momento.

Autoestima é certamente a causa mais frequente de sofrimento humano que conheço, podendo gerar depressão, ansiedade, anorexia, disfunção sexual e tantas outras dores emocionais.

A autovalorização comum do homem (por uma questão essencialmente cultural) em São Paulo, nos dias de hoje, se baseia em: conhecimento, sucesso profissional, sucesso financeiro e status de carro e moradia.

A "autoqualificação" da mulher fica mais direcionada à jovialidade, magreza, viagens e vestimentas. Insisto em dizer que estou comentando massificadamente, apesar de ser uma tônica ainda comum tanto neles quanto nelas.

Como notas de rodapé: (a) um meio rápido para fazer amigos ou inimigos é o quanto um acaricia e/ou bate na vaidade do outro; (b) uma das entrelinhas comuns numa conversa entre 3 ou mais pessoas é quem é a melhor em algo, cada uma nos seus campos de autoestima, por isso, o diálogo na sua essência é incomum, pois exigiria uma real reflexão sobre o que o outro diz e não a busca de rebater o que o outro diz, de maneira clara ou não, com a finalidade de mostrar que é melhor.


Maneira de homens e mulheres lidarem com sexo
Esse é um tema que tende a acabar muito em breve, pois as mulheres estão tendo a mesma educação sexual que os homens, principalmente as que nasceram nos últimos 20 anos. Para refletir sobre esse assunto, basta responder à seguinte pergunta: quando um homem ou mulher devem ou podem ter relação sexual?

Antes (genericamente escrevendo), a resposta para a mulher seria: quando você gostar muito e tiver atração (uns 20-30 anos anos atrás), quando você tiver achado alguém com quem quer casar (uns 30-40 anos atrás), quando estiver casada (uns 40-50 anos atrás), ou apenas para reproduzir (uns 60 anos atrás). Hoje (principalmente para as mulheres nascidas no século XXI) é mais ou menos: quando você gostar (um pouco) do rapaz ou garota e/ou tiver atração sexual; e acredito que a próxima geração será algo como "com quem você tiver (alguma) atração" (embora isso já exista de uma maneira relativamente ampla). O que está acontecendo em termos de propostas de relações sexuais com "as meninas" de hoje é o que aconteceu com os garotos de UNS 40 anos atrás.

Eu poderia aprofundar outras variáveis relacionadas a quando ter relação sexual ou não para homens e mulheres além do gostar/amar e atração sexual, como interesses econômicos, diversão, autoafirmação e outras, mas isso cairia numa longa e diferente reflexão.

Certamente, esse assunto ainda varia muito hoje, dependendo da religião, cidade em que cresceu e outros aspectos. Entretanto, estou usando a mídia como referência para dar essas datas de relativa pouca precisão. Lembrando que grande parte da educação sobre qualquer assunto do viver (principalmente nos dias de hoje) vem de filmes, novelas, revistas e músicas.

Os desdobramentos das posturas sexuais atuais de homens e mulheres podem ser muitos, mas essa é outra área de reflexão.


Resumo das óperas
As mulheres são tão simples ou complexas quanto os homens, e suas diferenças estão cada vez menores, daí a possibilidade de poderem ser amigos, talvez pela primeira vez na história da humanidade.

Nenhum comentário: