segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Roberto Carlos e Características das Almas de Muitas

Sem a menor dúvida, o Rei Roberto Carlos conhece a alma de muitas como poucos, façamos uma possível análise do apelo da letra do atual sucesso dele "Esse Cara Sou Eu" à ela:
 
"O cara que pensa em você toda hora"
Comentário: aqui, como em várias passagens da música, há a pontuação para uma fantasia onde a mulher é essencial à vida do homem, que lembra dela a todo momento.


"Que conta os segundos se você demora"
Comentário: ele possui a agradável constante expectativa de vê-la.

"Que está todo o tempo querendo te ver"
Comentário: ela é prioridade constantemente.

"Porque já não sabe ficar sem você"
Comentário: ela é tão importante para ele quanto o ar que respira.
 
"E no meio da noite te chama
Pra dizer que te ama
"
Comentário: a exaltação e afirmação do que veio antes, trazendo a constância dela na alma dele.

"Esse cara sou eu"
Comentário: coloca-se como protagonista na fantasia dela.
 
"O cara que pega você pelo braço
  Esbarra em quem for que interrompa seus passos
Está do seu lado pro que der e vier
"
Comentário: ele a protegerá contra tudo e todos, ela precisa temer nada, ele é porto seguro dela.

"O herói esperado por toda mulher"
Comentário: aqui fica claro o quanto ele sabe que é isso que muitas mulheres desejam de um homem.
 
"Por você ele encara o perigo"
Comentário: ela vem antes dele para ele, sendo praticamente capaz de dar a própria vida por ela, por ela ser especial para ele. Lembrando que não é por qualquer mulher que ele faria isso, é por Ela, pela respectiva individualidade, por quão insubstituível ela é.

"Seu melhor amigo"
Comentário: um tempero moderno dos relacionamentos, além da proteção e importância que a mulher teria no homem, ele também seria alguém que gosta de dialogar com ela, que a escuta, que oferece reflexões que a ajudem e que a auxilie a crescer.

"Esse cara sou eu"
Comentário: novamente, o cantor como protagonista da fantasia que a mulher poderia criar ao ouvir alguém cantando ou proclamando essas ideias.
 
"O cara que ama você do seu jeito"
Comentário: um sabor fundamental, além de ser tantas coisas para ele, ele não a criticará, pois ela é simplesmente perfeita e/ou completamente aceita, precisando mudar nada.

"Que depois do amor você se deita em seu peito
Te acaricia os cabelos, te fala de amor
"
Comentário: não é sexo, é amor, o primeiro é efeito do segundo, continuando inclusive a elogiar a relação de ambos e/ou o maravilhoso sentimento dele por ela.

"Te fala outras coisas, te causa calor"
Comentário: uma forma de causar excitação sexual em algumas mulheres é falando das suas curvas de maneira respeitosa e safada ao mesmo tempo, em outras palavras, o sagrado respeitado e penetrado.
 
"De manhã você acorda feliz
Num sorriso que diz
"
Comentários: emoções da consequência de estar com um homem como o cantor.

"Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
"
Comentário: o cantor é o protagonista da fantasia, óbvio, a mulher pode estar fantasiando um homem sem face, algo que ela deseje, embora ninguém especial.
 
"Eu sou o cara certo pra você
Que te faz feliz e que te adora
Que enxuga seu pranto quando você chora
"
Comentário: resumo de quase tudo que ele disse até agora.

"Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
"
Comentário: cantor como protagonista.
 
"O cara que sempre te espera sorrindo"
Comentário: além de tudo, ele tem bom humor, nunca é pesado.

"Que abre a porta do carro quando você vem vindo"
Comentário: um cavalheiro, ou seja, trata a mulher como especial e saudavelmente frágil.

"Te beija na boca, te abraça feliz"
Comentário: também é carinhoso e se sente muito bem ao tocá-la.

"Apaixonado te olha e te diz
Que sentiu sua falta e reclama
"
Comentário: aqui a única crítica que ele pode ter em relação a ela, a de que ficou longe e sentiu falta.

"Ele te ama"
Comentário: uma ideia tão ampla, mas que resume tudo que ele pensa, sente e faz por ela.
 
"Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
Esse cara sou eu
"
Comentário: o protagonista da fantasia.
 
Algumas Ideias Finais
Poder-se-ia fazer uma breve análise de que características psicológicas seriam necessárias a um homem para ser esse "cara", mas a proposta não é essa aqui, e sim analisar os por quês dessa música falar "com o coração" de tantas mulheres.
 
Efeitos comuns na vida da mulher que busca tudo isso num homem: (1) reclamará às claras ou sozinha do relacionamento que ela tem pela falta de algumas ou muitas dessas características; (2) nunca o achará e se o fizer, ele assim será por pouco tempo; e (3) se durar mais, a probabilidade é que ela parará de admirá-lo com o passar dos dias, pois um homem que se coloca dessa maneira, tende a, com o tempo, ser tomado como inferior a ela, matando assim o amor dela por ele, apesar de poder depender dele, pois o homem tratá-la dessa maneira pode se transformar numa "cocaína" para a autoestima, fragilidade e medos dela (esse é outro reino de discussões).


Resumo da ópera: quase todos os grandes cantores, poetas ou românticos farão uso de um ou muitos desses temperos em suas atividades, até por tocarem em alguns aspectos fundamentais da psique de muitas mulheres: ser especial, ser única, ser protegida no presente e futuro, não ser criticada senão pelo fato de não estar com ele a todo momento, ter um grande amigo que a ama com firmeza, tanto na cama como fora dela e que inspira prazer.
 
É também verdade que muitos homens desejam que a mulher tenha muitas dessas posturas e comportamentos para com ele, em maior ou menor nível e variedade. Contudo, se uma canção como essa fosse escrita para homem, provavelmente seria chamada de "fresca" por eles e/ou "machista" por elas, com as suas devidas relatividades, mas essa é outra linha de reflexões.

Nenhum comentário: