quinta-feira, 5 de junho de 2014

Solteirismo II


Na nossa sociedade, por causas não importantes nesse momento, a ideia de cuidar ou servir está associada a algo que representa menos-valia, fragilidade e até submissão. Nesses termos, um dos aspectos mais importantes para manter um relacionamento bom e duradouro, acaba sendo menosprezado, facilitando o temido: o fim e/ou traição e/ou um viver insípido.

Como ter um vínculo saudável, constante e perene quando um não se dispõe a cuidar do outro, a servir o outro? Podemos pensar em 2 áreas diferentes de cuidado ou atenção, uma que podemos chamar de (a) moderna e amplamente divulgada e exaltada, como diálogo, bom sexo, viagens a dois, idas ao cinema e amizade; e a outra que poderíamos chamar de (b) clássica, ou seja, que começou há bastante tempo, mas que ainda hoje se mostra fundamental, embora muito menos comentada e exaltada do que a outra. Muitas das expectativas das atitudes clássicas têm como base servir e cuidar, salientando que não importa se é homem ou mulher, elas não representam submissão, mas sim a vontade de agradar:

1- Cozinhar para a outra pessoa.
Não importa se é homem ou mulher, um casal onde um ou ambos cozinham bem, a vontade de ficar em casa aumenta, a necessidade de sair e gastar mais dinheiro diminui, a sensação de estar sendo cuidado e gostado ganha possibilidade de crescimento.
Alimentar alguém amado também com comida é alimentar o espírito e o corpo.

2- Levar flores, se o outro gostar.
Mais normal as mulheres gostarem das flores que os homens, estes, preferem receber cervejas ou vinhos, no geral.

3- Fazer massagem.
Quem não gosta de receber massagem?

4- Vestir-se do jeito que a outra pessoa gosta.
Algumas mulheres dizem que se vestem mais para outras mulheres do que para os seus namorados/maridos e alguns homens se vestem mais para outras mulheres do que para as suas namoradas/esposas, não tem algo errado aqui?

5- Dar um presente sem que seja uma data específica.
O inesperado mexe mais com os sentimentos do que o cotidiano e habitual.

6- Perder peso e/ou cuidar da estética por causa da outra pessoa.
Uma das primeiras coisas que homens e mulheres fazem quando se separam é ficarem mais atraentes esteticamente, mas o que poderia ter acontecido se tivessem feito isso antes de se separarem? Quanto poderia ter melhorado no campo sexual e/ou afins?
Ainda, a lingerie está para alguns homens como uma calça, camisa e sapato ou pijama estão para uma mulher. Uma mulher indo para a cama com um pijama de calça de flanela, meia de jogador de futebol e camisa de manga comprida com desenhos de bichinhos equivale ao homem indo para a cama com uma bermuda de 15 anos de idade e a primeira camiseta do seu time que ele ganhou quando era adolescente. Sim, tem gosto para tudo e todos, mas alguns costumam funcionar para mais pessoas do que outros.

7- Pagar uma conta que não precisava.
Pagar uma conta de outra pessoa não é um ato de obrigação, mas sim de gentileza e cuidado, perceber isso é fundamental, fazê-lo de vez em quando é recomendável.

8- Ir ao mercado e não pedir ou exigir que o outro vá junto, levando inclusive mimos do mesmo que são gostosos para quem não foi.
Por que ambos precisam sair num dia frio de casa e sofrerem juntos? Ainda, a preguiça de um pode ser o cuidado do outro e o agradecimento do outro, para quem souber perceber e valorizar.

9- Fazer o que o outro gosta muito, mesmo que a própria pessoa desgoste da coisa.
A maioria dos homens não gosta de dançar, normalmente gostam de ir para danceterias para achar companhias de uma ou mais noites. Estes costumam não querer mais saírem para dançar uma vez que estejam num relacionamento sério, mas é preciso, se a mulher gostar, mesmo que muito de vez em quando.

10- Saber ficar quieto e tranquilo quando a outra pessoa está irritada, evitando um diálogo inútil e desastroso.
Todos falam bobagens, ainda mais quando estão muito felizes, alcoolizados, tristes e/ou com raiva, aprender a tolerá-las é imprescindível.
Quem tolera tudo é esmagado, quem tolera nada, fica solitário e de mal com o mundo.

11- Buscar fazer pelo outro o que a outra pessoa odeia, mas que o primeiro tenha nada contra.
Caso a mulher ache horrível mandar trocar o óleo do carro e o homem considere isso um programa apenas medianamente chato, qual o problema dele fazê-lo? O mesmo vale para lavar a louça.

12- Oferecer-se para ir à cozinha para fazer um sanduíche, buscar uma cerveja e/ou chocolate para o outro que está deitado.
Ser cuidado na preguiça é fundamental ao bem-estar do casal.

13- Ao perceber tristezas ou desconfortos da outras pessoa, tentar facilitar o momento fazendo algo que o outro goste e/ou costuma dar alívio, como buscar um chocolate, colocar um filme ou trazer uma taça de um bom vinho.
Sempre vale a pergunta em uma situação dessas: o que você gostaria, de fato, que eu fizesse para você agora? Seria válido já saber a resposta antes de perguntar e o fazer, mas na dúvida, perguntar costuma ser bem-vindo.

14- Evitar facilitar flerte de outros.
É convidativo e envaidecedor receber elogios e saber-se atraente para outras pessoas, mas poucas coisas afastam tanto alguém do relacionamento como esses sedutores momentos, que facilitam fantasiar estar com outra pessoa, dando aparência de uma fácil substituibilidade a pessoa com a qual se está.
Fazer-se gostável por poucos momentos é fácil, difícil é fazê-lo por anos.

15- Permitir-se uma entrega de corpo e alma mesmo sabendo que o amor pode acabar, que traições possam ocorrer e/ou o relacionamento possa acabar.
Estar e/ou entrar num relacionamento pela metade é uma maneira de desperdiçar a vida.

Alguns exercícios de reflexão para tomar atitudes antes da separação e que podem evitá-la, caso sejam feitas antes que as mágoas se tornem intensas e/ou atinjam uma quantidade irreversível:
1- Quais as atitudes que você tinha no início do relacionamento para terem contribuído para torná-lo bom naquela época? Dessas, quais você ainda tem e quais você deixou de ter?
2- Como essas atitudes afetavam o seu relacionamento no início? Das atitudes que você deixou de ter, como isso afetou o vínculo? Dos comportamentos que você manteve, o que a outra pessoa pensa hoje sobre isso?

Podemos nos perguntar e falar muito do que não estamos dispostos a fazer no atual relacionamento ou num próximo, isso é válido, mas a pergunta (quase) oposta é também nuclear: o que eu estou disposto a fazer nesse ou num próximo relacionamento para torná-lo melhor? Sabendo que melhor o relacionamento no Presente, mais provável dele ser mais longo, até porque muito do futuro do relacionamento acaba sendo apenas um fruto do bom relacionamento no presente.

Resumindo: cuidar e servir são ingredientes necessários a um relacionamento saudável que alimente o espírito, o ideal seria ambos fazerem na mesma proporção, e essa é outra questão.

Nenhum comentário: