quarta-feira, 14 de maio de 2014

Solteirismo


Muitas pessoas têm dificuldades de se relacionar amorosamente e não entendem as suas causas, a lista de razões possíveis é imensa. Entretanto, eis algumas bandeiras atuais da mídia e cultura (com breves reflexões), que Caso se Tornem Afirmações Extremistas, dificultam muito os relacionamentos e respectivas durações, facilitando o “solteirismo”:

1- “Quero alguém que me aceite como sou!”
Nunca uma pessoa é perfeita para a outra, adaptar-se ao outro, num saudável nível, facilita o relacionamento. Algumas coisas são pouco importantes, outras mais, apegar-se a todas como se fossem fundamentais torna as pessoas inflexíveis e de dificílimo vínculo. Como uma mulher que se nega a pintar a unha de uma outra cor, a pedido do pretendente; ou um homem que briga com a mulher quando ela pede que ele abra mão de jogar futebol no sábado pela manhã, quando ele já o faz terça e quinta à noite, somado a sábado e domingo pela manhã.

2- “Não mudarei por pessoa alguma!”
Precisamos mudar, muitas vezes, para vivermos melhor com os outros. Dentro do nosso mundo e segundo as nossas ideias estamos quase sempre certos e irrevogavelmente com a razão, até nos olharmos com os olhos dos outros.

3- “Liberdade acima de tudo!”
Liberdade de pensamento ou sentimento é uma coisa, fazer apenas o que gosta é uma excelente maneira de ficar sozinho ou entristecer a pessoa que está do nosso lado.

4- “Se não me quiser assim, tem quem queira!”
Embora possa ser verdade, a próxima pessoa, potencialmente, poderá vir a se incomodar com a mesma postura atual do indivíduo em questão.

5- “A fila anda!”
Sim, tenderá ter mais alguém, mas até onde insistir na relação atual ou na próxima?

6- “Todas pessoas são substituíveis!”
Infeliz a vida de quem conheceu ninguém insubstituível, ou se o fez, ou não o valorizou como tal e/ou não o percebe(-u).

7- “O outro errou!”
O conceito de acertar ou errar no relacionamento costuma ser falho, seria mais acertado dizer “você me machucou injustamente” ou “coloque-se no meu lugar e reflita sobre o quanto estaria incomodado se eu tivesse feito com você o que você fez comigo”.

8- “Arrependa-se do que você não fez, não do que você fez!”
Uma das mais bobas afirmações que alguém pode fazer, arrepender-se significa dizer que se pudesse voltar no tempo, faria diferente. Quem poderia, em saudável consciência, dizer que cometeu nenhum erro, e se o fez, sempre fora pequeno?

9- “Você já está namorando sério, tão novo... Vá aproveitar a vida antes!”
Namorar sério não é uma forma de aproveitar a vida também?

10- “Quero ser amado incondicionalmente!”
Nem “Deus” é amado incondicionalmente, nem filho e nem um amante. O amor é quase (um bebê inspira esse sentimento na mãe pelo que ele representa, não pelo que ele é) sempre uma questão de mérito, ou seja, é preciso fazer e ser para merecer.

11- “Quero viver apenas de paixões!”
As paixões prazerosas têm como vital importância a novidade e reconhecimento profundo das virtudes e qualidades, aparentes ou verdadeiras, do outro. Ninguém consegue manter esses aspectos constantes e diários por anos sem oscilar. Sendo assim, paixões constantes não são próprias de relacionamentos de anos.

12- “Todo amor acaba!” (+) “Cansar-se-ão de mim!” (+) “Todos homens traem!”
Entrar num relacionamento com a ideia de acabará em breve costuma ser uma maneira de não vivenciá-lo plenamente, cortando importantes agradáveis sentimentos, objetivos e confiança, dificultando a durabilidade de um relacionamento.

13- “Quero um "príncipe", mas que eu precise fazer quase nada para ele me querer.”
Normal desejar muito, fazendo pouco, mas o efeito comum é que esta pessoa pouco inspirará amor no outro.

14- “Apenas o presente é importante!”
O presente é importante, como também o futuro e passado, viver um relacionamento que não tenha planos, é diminuir a probabilidade de expandi-lo pela vida. Uma vida sem passado, sem memória, é uma vida pouco preenchida.

15- “Fale sempre o que você sente! Seja autêntico!”
Ser transparente é falar exatamente o que pensa, mas muitas vezes, as pessoas pensam bobagens, injustiças e/ou violências desnecessárias, portanto, melhor cuidar, pois não é incomum uma pessoa se orgulhar de coisas que machucam os outros ou que sejam auto-enganos, sem perceber.

16- “Já pago as contas, isso é mais do que o suficiente!”
Um mínimo de dinheiro num relacionamento é fundamental, mas se isso fosse o suficiente em qualquer relação, não haveriam filhos mal criados de ricos e nem tampouco mulheres ou homens ricos infelizes em seus casamentos. Dinheiro compra felicidades sim, como um bom vinho, uma bela comida ou uma boa viagem, mas não compra amizade e nem cura mágoas.

17- “Ele ou ela já devia saber ou fazer isso, mesmo que eu não fale!”
Seria bom as pessoas fazerem o que as outras desejam sem que fosse pedido, mas é incomum, é melhor aprender a pedir, e talvez, com o tempo, o outro tenha entendido como agradar sem que fosse pedido e assim o faça.

18- Cuidar muito do corpo e achar que é suficiente.
Beleza é fundamental para atrair, mas costuma ser pouco (às vezes pode ser bastante, se o que o homem ou mulher quiser for um troféu e/ou objeto sexual) para manter um relacionamento por anos. 

Conclusão
Conheço nada mais Complexo em psicoterapia do que as relações humanas. A vida simples é apenas possível para quem não a pensa, e quem assim o faz, costuma ter uma vida mais amarga do que percebe.

Não há fórmulas prontas e simples de como viver bem, mas abrir mão de refletir o viver e viver a reflexão, costuma ser um essencial ingrediente para viver mal.

Nenhum comentário: