sábado, 15 de novembro de 2008

Explicar & Justificar



Entender é ter claras as causas, atos e respectivos efeitos de algum movimento.

Justificar é tornar uma ação justa devido à sua intenção e efeito.

Respeitar é ter a atitude de reconhecimento da dignidade de alguém.

Dignidade é a palavra atribuída a quem vive sob nenhuma regra além daquela criada ou aceita por si de maneira lúcida.

Entender as atitudes de alguém não às justifica, embora possa as tornar respeitáveis.

É possível entender as atitudes dos cidadãos em um eixo onde uma ponta contém a completa ignorância acerca de si e total reprodução do que aprendeu, e na outra a plena liberdade de espírito e educação de si mesmo. Podendo valer esse eixo para cada aspecto da vida, por exemplo: quanto de liberdade um determinado cidadão tem referente ao significado que deu para a própria vida, moral e valores? A maioria dos cidadãos vive perto da ponta do desconhecimento de si no que se refere a si mesmos.

Ao assistir a um filme que mostra assassinos, assaltantes e estupradores e suas respectivas histórias, eles são desmonstrificados, mas poucos seriam justificáveis. Entender as causas que levam alguém a se tornar um dependente químico, assassino, estuprador, ou uma pessoa desnecessariamente violenta com sua esposa, marido ou filhos, não implica em aceitar quem é.

É preciso entender as pessoas, tolerá-las é outra coisa, afinal, o que é (in-)tolerável para você?

Explicar desmonstrifica tanto quanto dessacraliza, pois tanto o sagrado quanto o monstro vive na falta de compreensão, na desumanização, na irrealidade. Contudo, uma vez que os cidadãos perdem suas noções idealizadas de bem e mal, muitos se perdem e entram em processos complicados de crises existenciais e perda de objetivos seguros e certos na vida. Entretanto, tornam-se mais respeitáveis e menos escravos.

Nenhum comentário: