quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tempo é Vida

Imaginemos um mundo onde a palavra “tempo” dá espaço à “vida”.

SITUAÇÕES POSSÍVEIS

Pai fala ao filho, que está assistindo a programas-chantilly no domingo à tarde:
– Quanto da sua vida você já usou para assistir a esse programa?
.
Amigo diz ao outro:
– Quanto da sua vida você tem usado na sua autopiedade?
.
Durante a apresentação, homem pergunta à mulher:
– Quanta vida você já teve?
.
Mãe questiona a filha:
– Quanta vida você tem usado no seu falido casamento?
.
Na capa da revista de jogos intelectuais está escrito “Passa-Vida”.
.
Uma das maiores inspirações para a vida é saborear a iminência do seu fim, o “tempo passando” significa “vida passando, fim mais perto”.
.
Duas formas comuns de desperdiçar a vida são: (1) não perceber situações cotidianas que, caso estivessem claras para si, seriam tidas como vida negligenciada; e (2) uma vez desenvolvida luz frente ao desperdício, falta de coragem ou disciplina para tomar as atitudes necessárias.
.
Não incomum são situações onde indivíduos passam a vida buscando coisas que prometem o que não é real, como acreditar que inúmeros "amigos" ou "fãs" num site de "encontros" são, de fato, relações reais; ou ainda, que ao ter um belo corpo, manterá um relacionamento, ora, sexo, embora seja fundamental para a maioria dos relacionamentos, corresponde a poucos momentos de um casal.
.
Alguns têm mais medo de chegar ao fim pensando que permitiram sua vida escorrer por entre seus dedos do que violentar a comodidade presente, tomando atitudes em prol de seus bem-estares; outros taparão, furarão ou desconfiarão dos seus olhos para não mudarem nem dizerem para si mesmos sobre suas lastimáveis existências, que apesar de mutáveis, exigem esforços que não querem ter.
.
Assim, ao haver impasse sobre a vida e mudanças, vale a pergunta:
– Quero chegar aos meus últimos suspiros como estou hoje? Aos meus olhos, teria eu a tranqüilidade de, sem hesitar, dizer que fiz bom uso de minha vida e nada devo ao passado e nem presente?
.
Não só a vida passa, é também o fim que se aproxima, é bem-vindo chegar a ele com liberdade para dever nada a si.

Nenhum comentário: