terça-feira, 8 de julho de 2008

Vaidades Estonteantes

Mulher comenta com as amigas:
- Quando eu cheguei, a festa parou! Só dava eu!

Homem comenta com os amigos:
- EU sei o que estou dizendo... (e pensa: "vocês não!")

Mulher comenta com amiga:
- A ex- do meu noivo era gorda, feia, burra e vulgar!

Homem sobre o ex- da mulher:
- Ele até era esforçado, mas meio burro.

Há, no Ser Humano, a busca do prazer por instinto, e uma das fontes de prazer é olhar no espelho e ver coisas boas. Aliás, quanto mais belezas e menos feiúras, melhor, podendo até chegar num ponto de apenas ver coisas boas, gerando não uma boa auto-estima, mas sim um orgulho de si em níveis de divindade.
.
O desespero da maioria das pessoas de ser não apenas boas, mas as melhores, e por vezes as únicas para alguém, ensurdece, cega, ou pelo menos embriaga a lucidez frente as próprias características, tanto positivas como negativas.
.
Por insegurança frente a valorização do outro perante si, medo de rejeição ou vaidade, muitos cidadãos perdem tanto a capacidade real de admirar o outro, como também perceber os próprios erros, os próprios limites, ter claro o quanto já machucaram outras pessoas e a si mesmos, tornando-se então arrogantes e solitários, quando em níveis extremos.
.
Uma solução relativamente simples: aprender a valorizar a si apesar da clara visão sobre os próprios erros, buscando melhorar na medida do possível, esperando de si e dos outros mais humanidade, mais realidade.
.
Infelizmente, muitas pessoas aprenderam a amar a si e ao outro apenas na medida da perfeição, tornando-se eternamente intolerante consigo e o mundo, nunca sendo suficientes para si, e nem para os outros, sempre correndo atrás do que nunca conseguirão: a tal da perfeição.
.
Há que se aprender a desfrutar o mundo como é, nos seus erros e acertos, belezas e feiúras, estabelecendo e buscando não uma utopia, mas uma melhoria diária, gerando uma bússola e orientação onde havia tontura e desnecerrária limitação.
.
Fundamental parte da felicidade reside em estabelecer expectativas realistas sobre si, pais, amigos, relacionamentos e profissão, caso contrário, a vida será uma verdadeira decepção. Entretanto, nunca é absolutamente claro o que esperar.

Nenhum comentário: