quarta-feira, 23 de julho de 2014

Disciplina


Ter disciplina é abrir mão de um prazer agora e/ou fazer o que não quer nesse momento para não se complicar no futuro e/ou viver nobremente no presente.

Nas entrelinhas de Algumas Posturas frente a educação, procurou-se desenvolver uma maneira de formar crianças (portanto, adultos) pelo prazer e não pela dor, até porque foi dado a entender que as crianças teriam uma sabedoria do que é bom para elas. A intenção é boa, mas o erro é grave.

Quanto da vida de um adulto é lidar diariamente com frustração, dor, "nãos" e esforço? Como alguém de 18 (25, 30 ou 35) anos que ganhou muito fazendo pouco; que foi precariamente pressionado; que estudou o mínimo do mínimo; quase nada recebeu de crítica, mas sim muitos elogios; que não teve firmes exigências dos educadores/professores e que essencialmente aprendeu “Primeiro o Prazer/Felicidade! Depois o Dever/Obrigação!”, tenderá a lidar com:

- Dedicar-se ao estudo ou trabalho quando tudo que se deseja é descansar.
- Submeter-se à autoridade/chefe?
- Esforçar-se quando tudo o que quer é ficar jogando videogame ou ir à academia?
- Ter que lidar com pessoas que o menosprezam, desprezam ou fazem “bullying”?
- Ter que perceber os próprios erros, sabendo que para ser gostado ou amado terá que se dedicar muito mais do que fazia na casa dos pais.
- Abrir mão de um chocolate para diminuir a glicose, colesterol e/ou peso.
- Fazer academia para perder gordura e/ou formar músculos pela saúde e/ou estética.
- Não usar cocaína ou álcool, apesar de saber que o prazer imediato de usá-lo seria intenso, mas o preço cobrado depois seria maior.
- A possibilidade de traição com uma pessoa diferente à noite.
- Não comprar um carro ou apartamento que não tenha condições de sustentar ou pagar.
- A procura de uma profissão que pela qual se apaixone diariamente (proposta impossível de vida, mas não é o momento de discuti-la).

A busca desesperada da felicidade/prazer mata a virtude disciplina e costuma trazer o sofrimento que seria impedido por ela. Uma das finalidades da disciplina é justamente a felicidade no futuro sendo imposta à infelicidade/dor/esforço no presente. Pensar apenas no agora é tão tolo quanto usar a vida apenas em prol do futuro.

Viver levando em conta o passado, presente e futuro é um equilíbrio essencial à vida plena e cada um precisa estabelecer o que seria isso no próprio viver.

Nenhum comentário: