sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Estética e Suas Complicações


Numa entrevista eu olhava para ela e para a respectiva transmissão que passava na televisão, sei de mim e cruzava os olhos na tela do que estava passando para os telespectadores, não era nem a minha imagem real e nem tampouco a dela. Quem estava em casa, provavelmente achou que tínhamos algumas belezas, mas dificilmente sabiam que eram irreais (só quem já esteve num estúdio ou que trabalha com isso sabe quanto é possível alterar a imagem).

Numa foto ou vídeo, há pelo menos 3 níveis de máscaras: a maquiagem inicial (que pinta o rosto com traços e cores irreais, incluindo fazer acrobacias com o cabelo), as luzes (que tiram mais traços ou "defeitos" do rosto) e os programas que alteram a imagem e vídeo como quiserem. Resumindo, quando vemos fotos ou vídeos de pessoas (por vezes, inclusive na realidade), estamos vendo máscaras ou avatares, mas não corpos e rostos reais. Para adicionar à coisa das maquiagens e suas manobras, há ainda a "exigência" de ser magro, jovem e "fitness". 

Isso tudo posto, perguntas:
- Quando um homem ou mulher conseguirá olhar no espelho e achar que atingiu um nível de beleza (conceito bastante discutível) similar ao que viu de alguém da televisão ou revista?

- Com que facilidade um homem ou mulher comparará o que viu na revista ou numa mulher (ok, alguns homens estão começando a usar a coisa) bem maquiada (mascarada) e achará que o respectivo namorado/namorada/esposo/esposa está "caído" demais?

- Quanto do sentimento é alterado quando amantes pensam "você é feio!" sobre quem amam?

- Qual o mínimo de tempo (Vida) diário para atingir a estética da beleza maquiada, magra, jovem, "fitness" e bem vestida?

Sou à favor de um cuidado razoável com a aparência e nunca vi alguém que realmente se preocupasse zero com isso, mas o fato de estarem sendo vendidas belezas inexistentes e/ou que cobram muito da vida de alguém é preocupante, não apenas porque a pessoa sempre se achará feia e/ou inferior ao que deveria ser, mas que esperará o mesmo das pessoas com quem se relaciona, gerando problemas contínuos pouco falados (pois seriam considerados superficiais), mas muito sentidos.

Ter uma boa autoestima na área da estética é um dos aspectos mais naturais que existe, mas tornar as próprias emoções acerca de si e de outros reféns dessa Estética Desumana, aleija a si e as relações.

E no Templo de Delfos está escrito melhor: "Nada em excesso".

Nenhum comentário: