segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Intolerância

Duas "humildecedoras" experiências:
1- Não importa o que pensemos como sendo o certo, alguém pensa o oposto e tem tantas razões e certeza quanto nós.


2- Ver uma construção humana de mais de 3000 anos de idade e saber que ali viveram pessoas sem qualquer resquício de suas existências, salvo suas construções "prediais".

As consequências dessas idéias Podem gerar algumas reflexões na maneira como percebemos o mundo:
1- Somos um grão de areia na história e ele desaparecerá.


2- Um abismo debaixo dos nossos pés pode ser criado, que desaparece quando paramos de pensar sobre isso e/ou aceitamos que muito mais importante do que o que acontecerá depois de falecermos, é como viveremos até lá.

3- Julgar o outro é mais fácil quando achamos que apenas nós podemos estar certos e/ou pensarmos que quase não cometemos erros. Em outras palavras, temos mais inclinações em sermos Intolerantes quando acreditamos que apenas os nossos valores e idéias estão certos, "quem não pensa como nós, é inferior", para dizer pouco.

E Sartre disse melhor: "O inferno são os outros."... Em outras palavras: "Eu estou Certo! Quem não pensa como Eu, está naturalmente e irrevogavelmente Errado!"

Afinal, será que já teve alguma frase e/ou postura mais arrogante do que "Morte Aos Infiéis!"? A qual poderia ser traduzida como "Morte a Quem Não Pensar e Acreditar no Que Acredito!". Uma variável seria "O Homem Descobriu as Américas.", o que equivale a dizer "O Homem que Vivia no Lugar que Ele Não Conhecia, Não era Homem, Pois Não Pensava como Eu, Não Nasceu onde Nasci, Não Acreditava no que Eu Acredito...", aí, para multiplicar a arrogância, diz para si e outros: "Serei generoso e bondoso, lhe ensinarei o caminho que o elevará! Lhe ensinarei a se parecer mais comigo.". Nunca ouvi falar de povos que não tenham tido esse vaidoso e umbiguista comportamento, de um jeito ou de outro.

Não, não tudo é tolerável, essa é uma proposta libertina, mas perceber que o umbigo é o centro do universo de somente 1 pessoa, é um bom começo, não apenas com um povo diferente, mas com quem vive ao nosso lado.

Nenhum comentário: