terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Relacionamentos e Maturidade

Situação 1
Casal chega em casa após uma festa e briga devido ao ciúme do homem em relação à um colega de trabalho da esposa que parecia flertar com ela.
Ela nega tudo, diz que ele é louco e que não aguenta mais a desconfiança, sabendo que a percepção dele estava correta.


Situação 2
Casal chega em casa após uma festa e briga devido ao ciúme do homem em relação à um colega de trabalho da esposa que parecia flertar com ela.
Ela concorda, diz que ele assim o faz, mas que o marido deveria prestar atenção em como ela lidou com isso de maneira tranquila, mostrando claramente ao inadequado cidadão que não tem interesse algum. O cônjuge se sente desrespeitado pelo fato de que o outro assim o fez, ainda mais na frente dele, mas percebe que um enfrentamento direto pode ocasionar problemas no emprego dela e entende que tem coisas para as quais ele será impotente, precisando confiar na postura da esposa.


Comentários
Não há falta de quem diga que relacionamentos não funcionam e que são todos iguais, e talvez até seja verdade que a maioria dos relacionamentos seja tóxico, contudo, para aqueles em que ambos do casal tiverem maturidade, a probabilidade de se tornar saudável aumenta muito.


Seria razoável dizer que 20% das pessoas pioram (consigo e na convivência com outros) com as experiências da vida, 60% continua sendo como é e os outros 20% melhoram.

Tornar-se mais pronto para algo é o que pode ser chamado de maturidade, tendo menos brigas desnecessárias, mais diálogos saudáveis (embora pesados muitas vezes), e cuidando melhor um do outro, sabendo valorizar mais o que importa para a existência e menos o que é apenas ornamento.

Nesses termos, é razoável dizer que um casal adolescente tende a fazer mais bobagens que um casal de mais de 20 anos, que tenderá a fazer mais bobagens do que faria nos 30 e assim por diante. Muitas pessoas tomam como referência de relacionamento aquele que teve com 40 anos de idade, dizendo que nunca dá certo, mas se elas (1) refletirem sobre os próprios erros, (2) mudarem o que acharem razoável e (3) escolherem melhor o próximo parceiro ou parceira de vida, aumentará a probabilidade de um bom relacionamento.

A falta de maturidade pode provocar um acúmulo de mágoas que impossibilite um determinado relacionamento, elas podem funcionar como câncer, se descoberto o mesmo no início, a probabilidade de tratamento bem sucedido aumenta drasticamente, caso demore o diagnóstico, metástases podem ocorrer, tornando-se irreversível o fim de um relacionamento saudável, o que não significa uma separação, o que seria ainda pior, mas essa é outra discussão.

Então, formar maturidade em si para viver melhor consigo e com o outro é uma necessidade, nada fácil, como a vida, mas tão mais saborosa quanto mais aprendermos a lidar com ela.

Nenhum comentário: